Na véspera do Dia Internacional da Mulher, o presidente do parlamento estadual, deputado Valdeci Oliveira, esteve na localidade de Novo Cabrais, Região Centro do estado, onde participou da entrega do título Mulher Cidadã, homenagem prestada pelo município a mulheres em reconhecimento ao trabalho desenvolvido e suas respectivas contribuições para a coletividade. Os nomes das indicadas ao título foram apresentados pelos Conselhos de Desenvolvimento, Agricultura e Pecuária, Assistência Social, de Saúde e Educação da cidade. A atividade, inserida nas comemorações e lutas do 8 de Março, contou com a participação de familiares das agraciadas, prefeito e vice do município, vereadores e vereadoras. “O município estar bem nem sempre é por nós políticos, mas pelo povo”, afirmou o chefe do executivo local, Leodegar Rodrigues, frisando que as seis, cada uma em sua área, eram um exemplo disso.
Receberam o título de destaque nesse ano Marceli Denise Muller Menezes, Angélica Schoenfeldt silva, Elaine Beatriz Becker, Mária Orania de Souza Loch, Regina Soares e Solange Pfeifer, cujos reconhecimentos destacados foram da produção de morangos orgânicos, articulação para criação de grupo de artesãos e defesa de política públicas para mulheres, ao voluntariado junto à educação. Da linha de frente no combate à pandemia a organização de feirantes e trabalho no fornecimento de insumos para a alimentação escolar, além do cultivo de plantas medicinais e compartilhamento de conhecimento e empreendedorismo. “É muito importante esse reconhecimento ao trabalho e aos serviços prestados à comunidade por mulheres que fazem parte e são responsáveis pela construção dessa própria sociedade”, afirmou Valdeci, lembrando que deve ser uma luta diária, de caráter onipresente, “pois muitos ainda veem vocês como objeto e não pela competência, não como seres humanos. Barreiras ainda precisam ser derrubadas”. “As mulheres nascem oprimidas e exploradas ou alguém é que as oprime e explora?, indagou o vereador Zauro Elias do Arreal, em referência às origens do 8 de Março. “Me sinto envergonhado. Cabe a nós mudar”, completou.
Ao final, Valdeci convidou os presentes a participar, em 26/3, da entrega do Prêmio Mulheres de Luta, promovido desde 2017 pelo mandato, que visa homenagear lideranças e pessoas da comunidade, de diferentes áreas, que reconhecidamente colaboram para a valorização da mulher na sociedade. A cada ano, com exceção de 2020/21, por conta da pandemia, é destacado um grupo de mulheres, egressas de diferentes áreas e espaços de atuação, que contribuem para o desenvolvimento do nosso Estado. “O Brasil e o RS ainda estão muito atrasados na formulação e na ampliação de políticas para a promoção da igualdade, o combate à violência contra a mulher e o enfrentamento ao machismo. O Prêmio, assim como o Mulher Cidadã, é mais uma ferramenta para conscientizar sobre a necessidade de avançarmos nessas temáticas”, avaliou o parlamentar, acrescentando que ” o que se discute e se defende no 8 de Março esteja na pauta todos os dias”. Na edição desse ano do Mulheres de Luta, a vereadora de Angela Gelsdorf Dumke, de Novo Cabais, será uma das homenageadas.