A Assembleia Legislativa realizará, nesta quarta-feira (7), às 13h, no Salão Júlio de Castilhos do Palácio Farroupilha, a solenidade de entrega do Prêmio Pioneiras da Ecologia 2016. . A honraria, que foi lançada em 2013 e homenageia três precursoras no ativismo ambiental no RS – as ecologistas gaúchas Hilda E. Wrasse Zimmermann, Magda Elisabeth Nygaard Renner e Giselda Castro – é concedida anualmente pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) do Parlamento gaúcho. O propósito do Prêmio é estimular ações voltadas à sustentabilidade socioambiental e promover o reconhecimento público a pessoas e instituições que contribuem para o fortalecimento do meio ambiente. “Mais uma vez, o Parlamento do Rio Grande do Sul amplia e consolida a luta pela defesa ambiental ao reconhecer e valorizar publicamente instituições e cidadãos e cidadãs que, de fato, atuam para defender um patrimônio que é de todos e que é também das próximas gerações”, afirmou o presidente da CSMA, deputado estadual Valdeci Oliveira (PT).
Neste ano, 28 projetos foram inscritos e passaram pela análise da Comissão Julgadora do Prêmio. Na categoria Ativismo Político, a vencedora é a artista plástica Zoravia Bettiol, coordenadora da Comissão Pró-Museu das Águas de Porto Alegre (AMUSA). Ela já participou de mais de 135 exposições na América do Sul, Europa, Estados Unidos e Japão, tendo obras nos mais importantes museus do mundo.
A professora estadual Cecília Andresa Cruz, do município de Vacaria, foi escolhida na categoria Profissional. Idealizadora da I Conferência pelo Meio Ambiente da Escola Estadual Dom Frei Vidal de Oliveira, ela dedica-se a conscientizar a comunidade sobre a importância das atitudes individuais na preservação do meio ambiente.
A Associação de Preservação da Natureza Vale do Gravataí foi agraciada na categoria Organização Socioambiental ou Socioeconômica. A entidade, fundada em 1979, atua no Projeto Rio Limpo, que visa a educação ambiental por meio de seminários, musicais e passeios técnicos pelo rio.
Na categoria Geração e Acesso ao Conhecimento, o prêmio vai para a Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado – Rádio Educativa Unijuí FM, que realiza o Projeto Ações Sustentáveis nas Escolas. Atinge um público de mais de oito mil alunos.
Já a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos foi escolhida na categoria Cadeia Produtiva, em função do Programa SocioAmbiental, desenvolvido desde 2008. O programa promove a coleta seletiva solidária, a destinação de uniformes para reciclagem, de sucatas eletrônicas para comunidades em situação de vulnerabilidade e de pallets para instituições sociais entre outras ações. (Texto: Tiago Machado (MTE 9415) e Olga Arnt (MTE 14323) – foto: Tiago Machado – imagem da entrega do Prêmio Pioneiras da Ecologia 2015)