Nenhuma ação hoje é mais importante do que garantir a imunização da população contra a Covid-19. Por isso, nós, da bancada do Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Assembleia Legislativa defendemos com vigor a aprovação do projeto que será votado na próxima terça-feira (23), na Assembleia Legislativa do RS, conforme decisão do Colégio de Líderes do Parlamento gaúcho.
A proposta, se receber o aval dos deputados e deputadas, vai autorizar o governo do Estado a também adquirir doses de vacina junto ao mercado farmacêutico. Com isso, o Rio Grande do Sul não ficará refém da incompetência do governo federal, que patina feio no tema. É preciso agilizar a vacinação para salvarmos vidas e retomarmos a economia. IMPORTANTE: a bancada do PT foi decisiva, no ano passado, para garantir, no Orçamento 2021 do RS, os recursos necessários para a compra de vacina pelo Estado. Os deputados do PT, de forma clara e transparente, reuniram-se com o governador Eduardo Leite, no final do ano, e disseram que só votariam favoravelmente ao projeto de lei do ICMS sob duas condições principais: que fossem assegurados recursos para a compra de vacinas e que a majoração das alíquotas do ICMS, em vigor desde 2015, durasse somente mais um ano e não três, como previa a proposta original.
O Executivo topou a nossa proposta, alterou o texto e a matéria foi aprovada. Isso não só foi positivo para a saúde pública como também para garantir salário em dia para as nossas professores, os nossos policiais e os demais servidores do RS. Agora é dar mais um passo nessa luta aprovando na próxima terça-feira (23/2) o PL da Vacina para Todos e Todas!