Nova Santa Marta terá ensino médio

Uma das principais reivindicações da comunidade do bairro Nova Santa Marta de Santa Maria será atendida pelo Governo do Estado. Em uma reunião na noite da última segunda (4), com representantes da 8ª Coordenadioria Regional de Educação (8ª CRE), o deputado Valdeci Oliveira recebeu a confirmação de que a Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Marta terá ensino médio a partir do ano letivo de 2012. A informação foi garantida pela coordenadora da 8ª CRE, Celita da Silva, no encontro, que também contou professores e alunos da instituição. “As crianças daqui tinham que sair do bairro e procurar escolas longe de casa pode poder dar continuidade ao seus estudos. Este drama agora terá fim. Temos que agradecer o empenho do Valdeci nesta luta”, disse Celita.

O ensino médio na escola Nova Santa Marta iniciará no ano que vem e tem previsão atender cerca de 200 alunos inicialmente. Para receber os novos estudantes, a escola precisará ser ampliada e passar por algumas reformas nos próximos meses.

A confirmação do ensino médio foi muito comemorada pelo deputado, que na campanha eleitoral se comprometeu em ajudar na solução do problema. “Há mais de 10 anos ouço a reivindicação dos moradores da Nova Santa Marta para ter o ensino médio e finalmente este dia tão esperado chegou. O Governo anterior havia se comprometido com esta implantação, mas infelizmente não conseguiu realizar. O governador Tarso Genro assumiu e demonstrando compromisso com a educação viabiliza isso que para os moradores da Santa Marta é uma conquista fundamental”, declarou Valdeci. O deputado ainda aconselhou os membros presentes na reunião a formarem uma comissão e entregarem um documento ao Governador Tarso Genro solicitando a reforma da escola. “A inteorização do governo do Estado ocorre dia 13 de maio. Este será um bom momento para Santa Maria falar ao governador do Estado as suas necessidades”, afirmou Josielen Pereira, aluna da Nova Santa Marta, relata que o ensino médio na sua escola mudará a realidade da comunidade. “


Muitos dos alunos que terminam o ensino fundamental precisam ir para o Centro fazer o ensino médio e não conseguem se adaptar. Outros não têm nem dinheiro para passagem e a maioria acaba largando os estudos. Com o ensino médio dentro da nossa escola muitos alunos vão voltar a estudar e outros não vão mais abandonar” concluiu a aluna. (Texto: Rita Barchet / Foto: Christiano Ercolani)