O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) fez uma série de cobranças ao governo Sartori durante a discussão do projeto de lei do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019, na sessão plenária desta terça (29) da Assembleia Legislativa. Para Valdeci, o texto do PPA apresentado, que foi aprovado por 38 votos favoráveis e 13 contrários, restringe investimentos em áreas essenciais do Estado. Um dos setores prejudicados pelo Plano, lembrou o deputado, é a Emater, que presta a assistência técnica aos agricultores familiares do Estado. “O PPA apresentado é, sim, um projeto de intenções, como disse o líder do governo Sartori. Nesse caso, é um projeto de más intenções para atingir o trabalhador e o povo gaúcho”, disparou.
Na tribuna da Assembleia, Valdeci questionou também a baixa produção administrativa e política do governo Sartori desde a posse. “Em 10 meses, só o que o governador apresentou para esta Casa foi aumento de impostos, retirada de direitos dos trabalhadores e extinções de fundações. Qual o projeto de desenvolvimento concreto para o Estado?, questionou.
Na mesma linha, o parlamentar finalizou o pronunciamento cobrando uma revisão de postura e de discurso por parte do governador. “Se um empresário de qualquer lugar do mundo chegar no Brasil e ouvir a fala do governador sobre a situação do Estado, ele pega o avião na mesma hora e vai investir em qualquer outro lugar, menos no Rio Grande do Sul. Atualmente, só o que se fala aqui é em desgraça e em desmotivação. É uma defensiva absoluta”, acrescentou. (texto: Tiago Machado – foto: Assembleia Legislativa)