Na tentativa de evitar o fechamento da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS) e da Fundação Zoobotânica (FZB) do Estado, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) teve aprovado dois requerimentos de audiências públicas na Assembleia Legislativa. Ambos receberam aval unânime dos membros da Comissão de Saúde e Meio Ambiente nesta quarta (26). A FEPPS – instituição a qual pertence o Hemocentro Regional de Santa Maria – e a FZB serão extintas caso os deputados estaduais aprovem os projetos de lei encaminhados pelo governador José Ivo Sartori ao Parlamento Gaúcho. “Entendemos que não haverá economia nenhuma para o Estado com o fim dessas fundações. Haverá, sim, perdas drásticas na defesa do meio ambiente gaúcho e na qualidade e na quantidade das pesquisas sobre doenças, sangue, entorpecentes e agrotóxicos. Se querem economizar, fechem o improdutivo Tribunal de Justiça Militar”, disparou Valdeci.
A audiência pública sobre a conservação da biodiversidade gaúcha, que abordará o impacto da extinção da Fundação Zoobotânica, ocorrerá na próxima quarta (2), às 9h 30min, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. A audiência sobre a ampliação da doação de sangue no Estado, que vai pautar as consequência da extinção da FEPPS, ocorrerá no dia 9 de setembro, às 9h 30min, na sala Maurício Cardoso da Assembleia.
Visita – Logo após a reunião ordinária da Comissão de Saúde, o deputado Valdeci realizou uma visita à sede da FEPPS, na capital gaúcha. Acompanhado da diretora técnica da instituição, Silvia Spalding, visitou setor por setor da Fundação. Ficou impressionado com a qualidade do trabalho realizado. “Os laboratórios são de ponta, os servidores muito qualificados e a arrecadação própria da Fundação bateu em R$ 17 milhões no ano passado. Fechar para quê?”, afirmou após a visita.