O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) ocupou o Espaço do Grande Expediente da Assembleia Legislativa, nessa terça (14), para fazer um balanço dos dois anos que esteve à frente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Parlamento Gaúcho. No pronunciamento de 20 minutos, ele também fez uma forte defesa da saúde pública, da proteção ambiental e da democracia. O deputado protestou contra uma série de iniciativas dos governos Temer e Sartori para as áreas sociais e classificou como “criminosa” a aprovação da PEC 55, a PEC da Morte, pelo Congresso Nacional. “O governo Temer, com essa PEC, vai brincar de promover saúde. E vai brincar justamente em um momento extremamente sério do país, quando a terceira idade caminha para ser maioria no Brasil. Uma iniciativa que retirará R$ 450 bilhões do orçamento federal da saúde nas próximas duas décadas só pode ser taxada como criminosa. Quem golpeia a democracia, a a saúde e o meio ambiente não pode ocupar o posto mais relevante do país. Fora Temer, Eleições Já”, disparou.
Valdeci também cobrou que o governo do Estado estabeleça um cronograma de repasses dos recursos contratualizados com a rede de hospitais que prestam atendimento pelo SUS no Estado. “Ninguém suporta a falta de previsão dos repasses. O Estado, por vezes, fica quatro, cinco meses sem repassar um centavo para os hospitais. Isso gera demissões de trabalhadores e suspensão de serviços fundamentais para a população”, advertiu.
Comissão – No final do Grande Expediente, ele fez um agradecimento especial à equipe técnica da Comissão de Saúde e Meio Ambiente e registrou que o órgão legislativo, em 2015 e 2016, realizou 72 reuniões ordinárias, 70 audiências públicas – na capital e no interior – e lançou 15 diferentes publicações sobre temas da saúde e do meio ambiente. “Me sinto honrado em ter convivido com uma equipe de servidores e de deputados tão qualificados e abertos ao diálogo. As diferenças políticas entre os deputados membros da Comissão jamais obstaculizaram o andamento dos trabalhos”, afirmou.
Valdeci ainda registrou a parceria estabelecida entre a Comissão e diversas entidades da sociedade civil do RS. Ele exemplificou a qualidade dessa relação no Relatório Verde, publicação lançada ineditamente no ano passado em parceria com a Associação Gaúcha de Proteção do Ambiente Natural (AGAPAN).
Presenças – O Grande Expediente do deputado Valdeci foi presidido pelo presidente da Assembleia, Edegar Pretto, e também contou com a presença do vice-presidente do Conselho Estadual da Saúde, Itamar dos Santos, do presidente da Federação dos Empregados em Serviços de Saúde do RS, Milton Kempfer, do representante do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, e do presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (AGAPAN), Leonardo Melgarejo.