No roteiro realizado em sete municípios da região Central neste final de semana, o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Ivar Pavan, e o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira, confirmaram o apoio do Estado para construção de 14 microaçudes em São Pedro do Sul. Ivar e Valdeci assinaram o convênio junto com o prefeito do município, Marcos Senger, e o diretor do Departamento de Infraestrutura da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Vilmar Galvão. Ao todo, serão aplicados R$ 105.203,82, do Programa Irrigando a Agricultura Familiar, para realização das obras. O governo do Estado investe 80% dos recursos e os outros 20% correspondem à contrapartida dos 14 produtores beneficiados. “O objetivo é dotar os produtores daqui de estruturas de armazenamento de água”, afirmou Ivar.
Na agenda em São Pedro do Sul, o presidente das Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária, Lauro Pinto, confirmou a instalação de uma unidade da Cresol em São Pedro do Sul. Conforme o dirigente, até novembro os produtores do município deverão contar com mais este instrumento de apoio para contratação de financiamentos. “A presença da Cresol em São Pedro fortalece a manutenção dos pequenos agricultores no campo e dá mais tranquilidade para os trabalhadores produzirem com qualidade e quantidade”, afirmou Valdeci, que colaborou para a ida da Cooperativa para o município.
Além de São Pedro, o secretário e o deputado realizaram encontros com agricultores e autoridades de São Francisco de Assis, São Vicente do Sul, Itacurubi, Capão do Cipó e Cacequi. Em Ivorá, eles assinaram um convênio de cedência de uma escavadeira hidráulica para os nove municípios que integram o Conselho de Desenvolvimento Sustentável (Condesus) da Quarta Colônia. A máquina vai dar apoio à construção de microaçudes e viveiros de peixes. O ato foi prestigiado pelo presidente do Condesus local, Saul Reck, prefeito de Dona Francisca, e por outros oito prefeitos e vice-prefeitos da região.
Texto e foto: Tiago Machado