A política como ambiente de resolução de conflitos e a união regional como ferramenta de conquistas e promoção do crescimento da região Centro do estado foram defendidas pelo deputado Valdeci Oliveira (PT) na abertura da 17ª Marcha de Vereadores da Quarta Colônia, em Porto Alegre, que acontece entre esta terça-feira e se estende até a próxima quinta-feira (15/6). “Costumo dizer que as Câmaras de Vereadores são as verdadeiras caixas de ressonância da sociedade. São os vereadores e vereadoras os primeiros procurados para responder, receber demandas, atender a população que procura para inúmeras situações. É preciso defendermos sempre este importante espaço, inclusive como forma de defendermos a própria democracia”, avaliou Valdeci, ele próprio ex-vereador de Santa Maria por dois mandatos e prefeito reeleito do município.
Valdeci também defendeu a ampliação do trabalho conjunto pelos interesses não apenas da região Central do RS, mas principalmente da Quarta Colônia. “A verdade é que cada vez mais temos perdido a representação do interior para o eixo Porto Alegre e regiões Metropolitana e da Serra/Caxias do Sul. A grande realidade é que temos de valorizar os espaços que temos. A disputa eleitoral termina logo depois da eleição, quando todos nós precisamos unificar aquilo que interessa e é importante para o conjunto das nossas localidades”, enfatizou, lembrando que importantes conquistas somente foram possíveis justamente pelo trabalho e empenho dos legislativos dos 11 municípios que formam a Quarta Colônia, independentemente dos partidos. “Avanços que foram frutos dos inúmeros documentos, da pressão, da articulação frente a diferentes governos e que aos poucos foram dando certo, se concretizando”, ponderou.
O deputado também destacou o reconhecimento obtido pelo Geoparque da Quarta Colônia, que agora, com o aval da ONU passa a integrar a Rede Mundial de Geoparques, cuja certificação será entregue em cerimônia no Marrocos, no dia 10 de setembro. “Isso vai ampliar ainda mais um potencial que já existe, vai ampliar as possibilidades no campo do turismo, na atração de investimentos e na geração de trabalho e renda. E quando a região cresce, Santa Maria cresce também”, complementou.
O cronograma de trabalhos da Marcha, que também conta com a participação de alguns chefes de executivos e secretários municipais, inclui tópicos que vão da saúde à assistência social passando por habitação, regularização fundiária, obras públicas, segurança, educação, transportes e agricultura. “Participei e apoiei a mobilização e pautas de no mínimo 13 dessas mobilizações e vou continuar fazendo isso, pois tenho muito orgulho de também representar a Quarta Colônia. Continuem unidos, pois democracia forte só acontece com Poderes fortes, inclusive os locais, as nossas Câmaras de Vereadores. E vamos somar esforços para ampliar esse papel “, finalizou Valdeci.