Durante a discussão sobre Grupo de Trabalho na reunião virtual da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, realizada na manhã desta quarta-feira (15/7), o deputado Valdeci Oliveira (PT) manifestou preocupação com o aumento dos casos confirmados de covid-19. Neste sentido, reafirmou posição da bancada do PT que é a defesa do distanciamento social como medida de proteção à população. Fez um apelo às autoridades para que a volta do futebol seja postergada por mais algum tempo, pois é difícil assegurar que as pessoas não se reúnam e se aglomerem para assistir aos jogos.
O parlamentar argumentou que todas as autoridades em saúde tem afirmado que até o final de julho deve ser registrado no Estado o pico da doença no estado. “Sou um apaixonado por futebol, mas acho que é um risco voltar os jogos, mesmo que seja em um estádio sem o torcedor, mas não tenho a menor dúvida de que isso vai gerar aglomerações, principalmente em um Grenal já na próxima quarta-feira (dia 22)”. Para Valdeci, liberar seria um mal exemplo em um momento em que se pede para as pessoas evitarem aglomerações.
O deputado também utilizou a nota de alerta da Sociedade Riograndense de Infectologia como argumento. O comunicado recomenda que, em vez de abrir a circulação e oportunizar a circulação, deveriam ser adotadas medidas de restrição absoluta para que “quem sabe daqui há uns 15, 20 dias o Estado possa começar a ter notícias de diminuição do índice de infecção do coronavírus”. Valdeci afirmou ser precipitado autorizar os jogos neste momento em que o principal deve ser a preservação das vidas. “Temos que preservar a vida da sociedade, dos nossos trabalhadores e trabalhadoras da saúde, todas as equipes da retaguarda da saúde que estão vivendo dramas difíceis nesta guerra contra o coronavírus e temos que fazer todos os esforços para impedir o colapso do sistema de saúde do Estado”.
Texto: Claiton Stumpf (MTB 9747) Comunicação Bancada PT/ALRS
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil