Convidado para a reunião do Fórum das Entidades Empresariais desta segunda (16), o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) fez um apanhado das principais ações do governo do Estado para Santa Maria e região, recebeu reivindicações e detalhou o projeto da Secretaria Estadual da Saúde para o Hospital Regional. Valdeci informou às lideranças empresariais que o Regional deve ter sua construção concluída até fevereiro de 2013. Também disse que já há R$ 15 milhões do Ministério da Saúde garantidos para compra dos equipamentos. “Com a articulação do deputado federal Paulo Pimenta, vamos em busca do restante da verba necessária para os equipamentos”. Valdeci esclareceu que o Hospital Regional prestará exclusivamente um atendimento estadual pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na área da reabilitação, o que será extremamente benéfico para a cidade e a região. “Leitos de reabilitação são a maior carência do Estado hoje. Com um hospital de referência nesta área, Santa Maria irá receber pacientes de todo Estado. Isto será bom para setor da saúde, mas também para economia local, que receberá mais um impulso”, enfatizou.
Na área da infraestrutura, Valdeci disse que o governo do Estado trabalha para começar a duplicação da RS-509, a Faixa Velha de Camobi, ainda neste ano e também prioriza o asfaltamento da ERS-516, a estrada para São Martinho da Serra. O deputado relatou que solicitou, neste final de semana, ao secretário de Infraestrutura, Beto Albuquerque, que o Estado dê início a um estudo de viabilidade para definir qual melhor área para construção do Aeroporto da Região Central do Estado. “Seria o primeiro passo para encaminharmos esta questão estratégica. Temos que pensar pra frente e sermos ousados. Logo ali na frente vamos prescindir muito de um qualificado aeroporto regional”, disse Valdeci.
Também foi debatido na reunião o tema da segurança pública. Valdeci disse que está intermediando junto ao governo do Estado a criação de uma Central de Polícia em Santa Maria, que unifique as delegacias da Polícia Civil existentes no município. “Estamos trabalhando para definir uma área que possa concentrar as delegacias. Isso racionalizaria o trabalho e ainda geraria economia de recursos públicos”, disse Valdeci.