Liderança reconhecida nacional e internacionalmente pelo trabalho em prol da Economia Solidária e do Cooperativismo, a coordenadora do Projeto Esperança/ Cooesperança, Irmã Lourdes Dill, integrará, a partir de 2013, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), o chamado Conselhão do Rio Grande do Sul. O Conselhão foi criado em janeiro de 2011 e é um órgão de aconselhamento e assessoramento do governador Tarso Genro. O convite para a Irmã Lourdes foi feito, por telefone, pelo próprio secretário-executivo do Conselhão, Marcelo Danéris, na tarde desta quinta (17). Assim que recebeu o convite, Irmã Lourdes comunicou pessoalmente ao deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), que aceitou a missão. “Aceitei imediatamente. Um convite deste porte, feito em nome do governador, não se nega. É uma honra pra mim, mas especialmente para todos que militam no Estado pela economia solidária”, disse ela para Valdeci.
Para Valdeci, a escolha é simbólica tanto para a luta do cooperativismo, como para a região Central do Estado. ” Já contamos com o empresário Pedro Teixeira no Conselhão e agora teremos o reforço da Irmã Lourdes, que é uma guerreira social. Foi uma escolha muito feliz do governador”, disse Valdeci.
Até o final do mês, o governador Tarso Genro deverá definir os nomes dos novos integrantes do CDES, que terão mandato de dois anos. As reuniões do Conselhão acontecem a cada dois meses em Porto Alegre e abordam os principais temas relativos ao desenvolvimento econômico e social do Estado.
Texto e foto: Tiago Machado