A primeira reunião oficial da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), será nesta quarta-feira (4), às 9h, na Assembleia Legislativa. Participam como convidados o presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul, Julio Dornelles de Matos, e o presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (FEESSERS), Milton Kempfer.
Valdeci Oliveira propôs ouvir as entidades, já que os atendimentos por parte dos hospitais filantrópicos estão sob risco de suspensão, devido ao corte de pagamentos anunciado pelo governo do Estado. Os filantrópicos respondem por 70% das internações no RS. “A Comissão quer ouvir as entidades e auxiliá-las a superar a crise. Não vamos admitir que a população pague pela consequência dessas medidas do governo”, concluiu.
Outros assuntos
Alguns requerimentos serão votados na Comissão. Valdeci propôs duas audiências públicas em Santa Maria. Uma para tratar da legislação das agroindústrias e outra para debater a gestão do Hospital Regional e o início do atendimento à população.
Já o deputado Tarcísio Zimmermann (PT), vice-presidente da Comissão, solicitou a criação de uma subcomissão para estudar, acompanhar e debater o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). O parlamentar também pediu uma audiência pública em Campo Bom sobre a construção do Hospital Regional no Vale do Sinos. A deputada Manuela d ́Ávila (PCdoB) solicitou audiência pública para tratar do Sistema Aeromédico do Rio Grande do Sul. O deputado Juliano Roso (PCdoB), propôs a convocação do secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, a comparecer na Comissão para expor as providências adotadas pelo governo do Estado no atendimento dos repasses em atraso às Santas Casas e hospitais filantrópicos.
A reunião será na sala Sarmento Leite, no 3º andar da Assembleia Legislativa.
Texto: Patrícia Lemos
Fotos: Assembleia Legislativa/Divulgação