O trabalho do Governo Federal na reconstrução do Rio Grande do Sul não para. Nesta sexta-feira (20/12), um evento realizado em Porto Alegre marcou a entrega e anúncio de construção de mais 500 unidades habitacionais no estado. Na sede da Secretaria de Reconstrução do RS, órgão criado pelo Governo Lula para coordenar a execução das obras e projetos, foram entregues chaves para algumas famílias que perderam suas casas nas enchentes.
No total, somente na solenidade, foram disponibilizados 96 imóveis para moradores de áreas rurais, 64 contratos do programa de compra assistida e 336 imóveis que receberam autorização para construção, inclusive com a participação das empreiteiras no evento.
Moradora do município de Doutor Ricardo, no Vale do Taquari, Dona Gladis Pereira ficou emocionada ao assinar o contrato. “Eu fui retirada de dentro da água, quase não tinha mais esperanças de nada. Hoje estou aqui, entre vocês, recebendo minha casa”.
O casal Eliomar e Cláudia, que moravam na Vila Farrapos em Porto Alegre, estão de mudança para um empreendimento do Minha Casa Minha Vida no Parque Santa Fé, na zona norte da capital. “Nós sofremos muito vendo nossas coisas tudo embaixo d’água. Hoje a gente tem que agradecer a Deus e a vocês que estão fazendo tudo por nós”, disse Eliomar aos representantes do Governo Lula.
“Para o Governo Federal é imprescindível que cada família que perdeu a sua moradia pelas enchentes receba uma casa nova. Permanecemos trabalhando e dialogando entre os ministérios, governo do estado, municípios e comunidades para que a população possa acessar os programas de moradia”, declarou o secretário de apoio à reconstrução do Rio Grande do Sul, Maneco Hassen.
O ministro da Secom, Paulo Pimenta, que foi o ministro da Reconstrução durante quatro meses, não participou do evento por estar em Brasília, mas ressaltou a importância do ato. “O governo do Presidente Lula segue entregando casas e garantindo todo projeto de reconstrução para os gaúchos. Estas famílias que estão ganhando residências terão um 2025 com dignidade e com o sonho da casa própria. E esse trabalho segue sem parar, ressaltou o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República e ex-Ministro da Reconstrução, Paulo Pimenta.
A estimativa é que o Governo Lula entregue mais de 24 mil unidades habitacionais nos próximos meses. Um investimento total do Governo Federal de R$ 4,5 bilhões.
Foto: Joaquim Moura