O presidente da Frente Parlamentar Brasil-China no RS, deputado estadual Jeferson Fernandes (PT), o presidente da Câmara de Comércio Brasil-China Sul, Paulo Tigre, e o empresário Jorge Burmann, da Burmann Alimentos, estiveram reunidos com o presidente do Legislativo gaúcho, deputado Valdeci Oliveira (PT). O encontro, que ocorreu na manhã desta quarta-feira (23), foi proposto por Jeferson para selar uma parceria entre o grupo, que busca a ampliação dos intercâmbios culturais e econômicos entre RS e China, e a nova presidência da Casa, ocupada pelo petista desde janeiro passado.
Já nesta primeira reunião, o grupo acordou a realização de uma agenda institucional em Brasília, que incluiria uma visita à Embaixada chinesa, em retribuição à visita do ex-embaixador Yan Wanming à Assembleia Legislativa, em outubro de 2018. Na ocasião, Wanming participou de solenidade de recepção no Legislativo e conheceu o trabalho da Frente Parlamentar gaúcha em favor da aproximação com a China. Na viagem a Brasília, segundo Burmann, a ideia é buscar a parceria da Embaixada chinesa ao projeto de instalação de um escritório de representação do RS na China, assim como o estado de São Paulo, que já mantém estrutura naquele país. “Não haveria necessidade de ser uma sede própria. Poderíamos locar uma sala de um Centro Empresarial chinês’, sugeriu o empresário.
Jeferson lembrou que o estado de São Paulo é bastante conhecido na China. “A presença de um espaço de São Paulo naquele país também ajudou a torná-lo familiar para os chineses e mais consolidado até do que o Brasil como um todo”, acrescentou. Para Tigre, que preside a ComTigres Comércio de Representação, Importação e Exportação, o grupo deve levar à Embaixada um documento que formalize o apoio do Legislativo gaúcho às iniciativas da Frente Parlamentar em favor da ampliação dos negócios com a China. Neste sentido, Jeferson explicou ao presidente Valdeci que a chancela institucional e política aos empreendedores é uma prerrogativa da cultura chinesa em relação aos demais países e que, infelizmente, o governo gaúcho ainda não efetivou este apoio. “Alertamos o governador Leite sobre a necessidade de assinalar o apoio à Frente Parlamentar para reforçar a credibilidade junto aos empreendedores chineses nas transações conosco. No entanto, isso não se concretizou. E é fundamental para que mais negócios se viabilizem. Não há razão para resistência neste quesito”, criticou. Valdeci prontificou-se a consolidar a parceria com o Legislativo e apoiar a construção da agenda em Brasília. “Também estamos à disposição de vocês para todo apoio que for necessário na consolidação de projetos e negócios entre empreendedores gaúchos e chineses”, concluiu o presidente do Legislativo.
A data para a visita à Embaixada da China em Brasília, assim como detalhes da agenda ainda estão sendo construídos pela Frente Parlamentar, que os divulgará posteriormente.