A vereadora de Santo Ângelo, enfermeira Jacqueline Possebom, veio à reunião para informar que já foi protocolado um Projeto de Lei na Câmara do município prevendo a jornada de 30 horas para os profissionais da saúde. A iniciativa foi saudada por todos os participantes da reunião e também mostra o apoio dos legislativos municipais à luta da Enfermagem. O deputado Valdeci colocou a Frente da Enfermagem da Assembleia Legislativa para acompanhar as iniciativas e trocar experiências a fim de agregar força aos movimentos.
A presidenta da Associação Brasileira de Enfermagem no Rio Grande do Sul (ABEN-RS), Teresinha Valduga, salientou a força da enfermagem na área da saúde. “Temos que fazer um pacto, somos mais de 1,8 milhão profissionais neste país, temos que nos unir cada vez mais. Já ganhamos este espaço na Assembleia Legislativa e vamos avançar mais. Este ano o nosso objetivo é conseguir a aprovação desse projeto de lei. Juntos nós somos fortes”, afirma.
2013 será o ano das 30 horas
O coordenador da Frente Parlamentar lembrou da importância dos profissionais da saúde e se comprometeu em intensificar sua atuação em defesa das 30 horas. “Ousaria dizer que 2013 será o ano das 30 horas. Se não conseguirmos a aprovação do PL, faremos os movimentos necessários para sermos vistos e lembrados. A jornada de 30 horas faz bem é pra saúde, tanto do trabalhador, quanto do setor e da comunidade”, comentou. Além de avaliar a conjuntura atual, foram definidas as próximas atividades da Frente.
No dia 9 de abril, em Brasília, o deputado Valdeci vai participar da mobilização do Fórum 30 Horas Já, que vai reunir centenas de profissionais na Esplanada dos Ministérios para pressionar pela votação do PL 2295/2000. No dia 17 de abril, às 19h, a Frente estará em Alegrete participando da audiência pública da Câmara de Vereadores sobre as 30 horas. No dia 24 de abril, às 10h, ocorre nova reunião da Frente da Enfermagem na Assembleia.
No final da reunião de hoje, o deputado registrou pesar pelo falecimento de Edneia Freitas, técnica de enfermagem do Hospital Universitário de Santa Maria, que faleceu em dezembro passado e que integrava as atividades da Frente. Também registrou o excepcional trabalho realizado pelos profissionais de Enfermagem de Santa Maria e de outras cidades do Estado no atendimento às vítimas da tragédia de Santa Maria.
Profissionais, autoridades, lideranças sindicais e estudantes de Porto Alegre, Canoas, Santa Maria, Pelotas e Santo Ângelo estiveram presentes na reunião desta quarta. Representantes do SERGS, Coren, ABEN-RS, Fessers, Sindisaúde, Grupo de Funcionários do Hospital Conceição, e de sindicatos de Saúde do interior também marcaram presença.
Texto: Tiago Dias – Foto: Gabriela Freitas