No seu segundo ano de trabalho, a Frente Parlamentar Contra o Racismo, a Homofobia e a Discriminação vai ampliar a interiorização das suas atividades. A diretriz foi definida na reunião do órgão, realizada nesta quinta (14), na Assembleia Legislativa, que contou com a presença de representantes de várias entidades, instituições e militantes ligados à temática. Coordenador da Frente, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), disse que o objetivo é descentralizar a atuação do grupo, que teve como foco central, em 2014, a Região Metropolitana. Ainda neste mês, um calendário de atividades nas regiões será apresentado. “É simbólico que a Frente esteja presente no interior, onde, infelizmente, também são recorrentes os casos de discriminação. Nosso objetivo é, a cada dois meses, realizar uma ação pública fora da capital. O que não significa reduzir as iniciativas em Porto Alegre, as quais serão mantidas”, afirmou.
Outra definição da reunião, foi a realização de uma análise dos projetos de leis em tramitação na Assembleia Legislativa. A tarefa, que ficará sob responsabilidade do gabinete do deputado Valdeci, terá o objetivo de identificar iniciativas que propaguem, mesmo que indiretamente, a discriminação e o preconceito. “O primeiro passo será identificar a existência dessas matérias e o seu conteúdo. Após isso, vamos formar uma comissão entre os representantes da Frente para dialogar democraticamente com os deputados proponentes”, explicou Valdeci.
Em 2015, a Frente Parlamentar contra o Racismo irá realizar reuniões a cada 15 dias. O próximo encontro está marcado para o dia 28 de maio, na Assembleia Legislativa. O deputado Jeferson Fernandes (PT), o vereador de Sapucaia do Sul e ex-deputado estadual, Edson Portilho (PT), e representantes de outros deputados estaduais também participaram da reunião da Frente nesta quinta.