O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira (PT), comemorou o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul no segundo trimestre deste ano. Conforme anúncio feito pela Fundação de Economia e Estatística (FEE) nesta quarta (11), o PIB gaúcho deu um salto de 15% no período, em comparação com o segundo trimestre de 2012. No acumulado do primeiro semestre, a evolução é de 8,9%. O desempenho da agricultura, da indústria e das atividades de transporte foi fundamental para o resultado econômico positivo. “É um PIB padrão China”, definiu Valdeci.
Para o deputado, um conjunto de ações e de medidas implementado pelo governo do Estado, em parceria com o governo federal, estimulou o aquecimento da economia estadual. “O Plano Safra RS, que complementa o Plano Safra Nacional, a nova política industrial, a atração de investimentos externos e o apoio às cooperativas colaboraram muito para chegarmos a este patamar. O governo do Estado optou por induzir o desenvolvimento em vez de reduzir serviços e investimentos. Foi um acerto político”, explicou.
Segundo Valdeci, neste ano e em 2014, o desenvolvimento econômico do Estado deve ser ampliado a partir de uma série de ações de infraestrutura em várias regiões gaúchas. “Será neste próximo período que o governo do Estado vai concluir ou dar andamento a diversos acessos municipais e ligações intermunicipais. Além disso, também será ampliado o investimento em saúde, em saneamento e na infraestrutura educacional”, acrescentou.
Ao comentar o resultado do PIB nesta quarta, o governador Tarso Genro afirmou que o Estado tem condições de crescer o dobro do Brasil em 2013.
Texto: Tiago Machado