Ao lado da esposa Celedir, dos filhos Ricardo e Letícia e de muitos amigos e amigas vindos de Santa Maria, o advogado Sérgio Blattes, 60 anos, tomou posse, nesta segunda (15), em Porto Alegre, como desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Em uma solenidade repleta de autoridades estaduais, Blattes encerrou uma carreira de 37 anos na advocacia para ingressar no TJ. “ Em nome da OAB-RS, desejamos saúde e sabedoria ao novo desembargador. Temos convicção, pela trajetória irreparável desempenhada como advogado, que ele cumprirá um excelente papel também no Tribunal de Justiça”, afirmou o presidente da OAB-RS, Marcelo Bertoluci .
Blattes, também prestigiado na sua posse pelos deputados estaduais santa-marienses Valdeci Oliveira (PT) e Jorge Pozzobom (PSDB), iniciou seu pronunciamento afirmando que “o momento era de emoção e responsabilidade”. Disse que a experiência como advogado certamente o ajudará na nova função e também avaliou a responsabilidade do Judiciário no contexto social atual. “Vivemos um período que não temos muitas certezas coletivas e, sim, muitas certezas individuais. Nesse cenário, cresce a relevância política do Poder Judiciário”, considerou o santa-mariense.
O novo desembargador concluiu o pronunciamento destacando o compromisso com a humanidade e com a humildade. À esposa, Celedir Lovatto Blattes, dedicou uma referência especial.“Muitas vezes, ela está atrás de mim me empurrando e, muitas vezes, está a frente me puxando. Essa conquista é minha e tua, Celedir”, encerrou.
Para o deputado Valdeci, Blattes é um exemplo de profissional e de cidadão. “A advocacia gaúcha está muito bem representada, no TJ, com o Blattes. Mas a sociedade, como um todo, também está. Por isso, dentro do processo de escolha para desembargador, ele foi muito bem votado pela sua categoria e, posteriormente, recebeu o aval do governador Tarso Genro”, registrou o deputado. (texto e fotos: Tiago Machado)