Está confirmado: a audiência pública para debater o cronograma da duplicação da RSC-287 e buscar a mobilização das localidades afetadas pelo pedagiamento da rodovia nos 204 quilômetros entre Santa Maria e Tabaí ocorrerá dia 21/3, às 9h30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, localizado no 3º andar do Palácio Farroupilha. Para ampliar e facilitar a participação das lideranças e autoridades das comunidades convidadas, o encontro se dará de forma híbrida – presencial e remota. A atividade também será transmitida pelo canal da TV ALRS no YouTube.
A proposta da realização da audiência foi apresentada pelo deputado Valdeci Oliveira (PT) em 28/2, durante a abertura dos trabalhos da Comissão de Assuntos Municipais (CAM), e aprovada por unanimidade pelos 11 titulares presentes no encontro do colegiado. Segundo afirmou Valdeci na ocasião, “é inaceitável que entre Novo Cabrais e Santa Maria, uma cidade estratégica e a maior do eixo da 287, receba as obras somente daqui a duas décadas, apesar de os usuários locais já estarem pagando tarifas no deslocamento pela rodovia”.
Para a audiência pública, estão sendo convidados representantes das prefeituras e câmaras de vereadores dos municípios situados no trecho Santa Maria-Novo Cabrais, governo do estado, empresa Sacyr, TCE, Agergs, além de entidades empresariais e aquelas vinculadas aos agricultores da região.