Castigado pelo temporal da semana passada, o município de Dilermando de Aguiar, na região Central do Estado, necessita de donativos, como água potável, alimentos não perecíveis, material de construção, roupas, cobertores e lençóis. Conforme o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), que visitou a cidade nesta segunda (3) e se reuniu com o prefeito Jaime Lima, as doações são destinadas à comunidade do interior, principal atingida pela força dos ventos e da chuva. Na última quarta (29), 20 casas foram completamente destruídas e outras 300 danificadas pelo temporal. “Mais de 90% dos moradores do interior continuam sem abastecimento de energia elétrica e de água”, afirmou o deputado.
Na reunião, Valdeci também acertou a realização de uma agenda do prefeito Jaime com o presidente da Corsan, Tarcísio Zimmermann, em Porto Alegre, nesta terça (4) à tarde. Desde a semana passada, equipes da Prefeitura e da Defesa Civil prestam assistência à população e realizam o levantamento dos prejuízos. As escolas suspenderam as aulas nesta semana e o município já decretou situação de emergência. “Infelizmente o temporal acabou atingindo muitas famílias de baixa renda, que perderam quase tudo o que tinham. Mais uma vez temos que unir esforços e sermos solidários. Assim como ocorre com Dilermando, o nosso mandato está à disposição de todos os municípios atingidos para colaborar no que for possível”, disse Valdeci.
A entrega de donativos para Dilermando de Aguiar pode ser feita diretamente na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social ou em Santa Maria, na sede da 13ª Região Tradicionalista, situada junto ao Parque Itaimbé. O contato para informações na Prefeitura de Dilermando de Aguiar é o (55) 3612 4286.
Texto: Tiago Machado – Foto: Thaís Bueno