No mesmo dia, a solução para dois entraves de décadas. Nesta quinta (6), o governador Tarso Genro e o ministro dos Transportes, Paulo Passos, se encontraram em Santa Maria para confirmar o avanço de dois projetos estratégicos para o desenvolvimento local: a duplicação da RS 509 e a construção da travessia urbana da cidade. Primeiro a chegar, por volta das 18h, dando sequência a Semana de Interiorização do governo do Estado, Tarso Genro foi direto ao canteiro de obras do Hospital Regional na zona oeste do município. Junto com secretários, com o líder do governo na Assembleia, deputado Valdeci Oliveira, e com o prefeito Cezar Schirmer, vistoriou as obras e conheceu detalhes do projeto. Depois, visitou a sede da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Corsan, na Vila Vitória, onde foram entregues viaturas policiais e assinados convênios para obras de saneamento na região. Em um palco instalado no pátio da ETA fez o anúncio que a comunidade de Santa Maria tanto esperava: a licitação da obra de duplicação da RS-509, no trecho entre o Trevo do Castelinho e a Igreja do Amaral, já estava publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta. “Os envelopes das empresas concorrentes serão abertas no dia 7 de janeiro e, se não houver recursos, em março a obra tem início”, disse o governador para aplausos do público presente.
Na última agenda em Santa Maria antes de partir para Formigueiro, na manhã desta sexta (7), o governador participou de um jantar com lideranças empresariais da cidade, promovido pela Cacism, que contou com a presença do Ministro dos Transportes, Paulo Passos. Lá, Tarso reafirmou o lançamento do edital de duplicação da RS-509 e afirmou que a obra representará um investimento de R$ 30 milhões em Santa Maria. O governador também aproveitou para confirmar que o governo do Estado investirá outros R$ 35 milhões na cidade para realizar o esgotamento sanitário de Camobi, cuja licitação só não foi concluído ainda em virtude de um recurso judicial ingressado por uma das empresas concorrentes. “É uma vergonha Camobi não ter esgoto. Vamos resolver isso com o trabalho firme da Corsan”, disse Tarso.
Na sequência, o ministro Paulo Passos apresentou, por meio de vídeo, as diversas intervenções na infraestrutura local que acontecerão a partir da obra da travessia urbana da cidade, cuja licitação foi lançada no último dia 30 de novembro. “Como a obra será realizada pelo Regime Diferenciado de Contratação de Projetos, não podemos anunciar a estimativa de investimentos. Mas fiquem certo que serão muitos milhões de reais aplicados na cidade para duplicação de vias, construção de viadutos, pontes e passagens inferiores”, disse o ministro, que ressaltou o “trabalho incansável” do deputado federal Paulo Pimenta para o andamento do projeto. Passos ainda anunciou que o governo federal vai contratar estudo de viabilidade para o projeto da duplicação da Faixa Nova de Camobi.
Impacto – Presentes em todas as agendas do governador e do ministro da cidade, o deputado Valdeci Oliveira e o prefeito Cezar Schirmer consideraram o dia memorável. “É um divisor de águas para o desenvolvimento da Santa Maria. Quem é otimista quanto ao crescimento da cidade está hoje muito feliz em ver tudo isso avançando para se tornar real”, disse o deputado. O prefeito valorizou o trabalho do governador Tarso Genro. “O governador é um homem que promete e cumpre”, disse ele ao lembrar que a duplicação da RS 509 foi um compromisso assumido por Tarso no primeiro ano de gestão.
O presidente da Cacism, Luiz Fernando Pacheco, disse que a cidade ganha novos patamares a partir destas ações. “Ter infraestrutura é ter mais investimentos, mais projetos e mais desenvolvimento. Todos que acreditaram e lutaram por isso estão hoje de parabéns, assim como o governador e o ministro”, destacou.
Texto: Tiago Machado
Fotos: Christiano Ercolani