O deputado estadual Valdeci Oliveira esteve reunido, de forma virtual, nesta segunda-feira (18), com uma série de lideranças políticas e sindicais dos municípios de Passo Fundo e Marau para discutir a expansão dos investimentos industriais na região a partir do protocolo de intenções assinado entre o governo do Estado e a empresa GSI-AGCO. O acordo, assinado em dezembro passado, prevê a concessão de benefícios ao grupo, que, em contrapartida, irá expandir a operação nas plantas localizadas em Passo Fundo e Marau – as quais produzem equipamentos e máquinas para os mercados de grãos e proteínas -, o que representará um investimento de R$ 50 milhões. Pelo acordo firmado pelo Estado, a GSI terá como principal incentivo a autorização para usar os créditos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que acumula na compra dos insumos para a sua atividade. “O nosso mandato está à disposição das lideranças para ampliar e aprofundar o importante debate acerca do retorno do crédito do ICMS. É fundamental que seja discutido, de forma coletiva e transparente, o destino dos valores repassados pelo Estado à empresa por meio do protocolo. Os trabalhadores e as trabalhadoras locais têm de serem ouvidos. É necessário que existam contrapartidas sociais”, afirmou Valdeci.
Também foram debatidos no encontro questões que envolvem as condições de trabalho dos cerca de 500 funcionários da GSI no RS, como a proteção social e a alimentação saudável. Como a pauta é bastante ampla, foi definido que serão realizadas novas reuniões e, possivelmente, será promovida uma audiência pública sobre o tema pela Assembleia Legislativa, via o mandato do deputado Valdeci.
Além de Valdeci, participaram da reunião virtual desta segunda-feira, a vereadora Eva Valéria Lorenzato (Passo Fundo), o vereador Laércio Zancan (Marau), a assessora jurídica da Câmara de Vereadores de Marau, Julia Bonamigo; o presidente da Cooperativa de Prestação de Serviços e Energia Renovável dos Trabalhadores (COOPSERT), Israel Kujawa; e os dirigentes sindicais do Sindicato dos Metalúrgicos de Passo Fundo, Marau e Tapejara (SindiMetal) Alexson José da Silva, Elisandra Almeida e Ailton Araújo.
- Texto: jornalista Tiago Machado (MTE 9415)