A Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul (FEE) receberá uma homenagem da Assembleia Legislativa pelos 40 anos de serviços prestados ao Estado. No início da sessão plenária desta terça (19), o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) vai ocupar o espaço do Grande Expediente do Parlamento Gaúcho e fará um pronunciamento de resgate da trajetória e também dos principais avanços propiciados pela atuação dos servidores da FEE. “O Parlamento Gaúcho tem o dever de registrar esta data. Os estudos e pesquisas socioeconômicas produzidas pela Fundação trouxeram conquistas marcantes para o Estado, sendo uma delas a vinda do Polo Petroquímico na década de 80”, afirmou o deputado.
Para Valdeci, o Poder Público tem o dever de fortalecer ainda mais a instituição nos próximos anos, tendo em vista os desafios na área do desenvolvimento. “De forma visionária, a FEE foi criada na década de 70 para fortalecer o desenvolvimento do Estado através de ações de planejamento. A relevância e a demanda pelas suas análises só aumentaram de lá para cá, tendo em vista que vivemos em uma sociedade em rede, que, permanentemente, carece de informações aprofundadas sobre a realidade social estadual, nacional e internacional”, explicou.
O Grande Expediente desta terça contará com a presença do presidente da FEE, o economista Adalmir Antonio Marquetti, o secretário estadual de Planejamento, João Motta, pasta a qual a FEE está vinculada, e de diretores e servidores da instituição. A FEE foi criada oficialmente no dia 13 de novembro de 1973, através da lei nº 6.624. Entre as suas atribuições está a elaboração das séries estatísticas do Rio Grande do Sul, incluindo o Sistema de Contas Regionais, e a realização de estudos e análises sobre a realidade socioeconômica gaúcha. Atualmente, 180 servidores atuam na FEE, entre eles economistas, estatísticos, historiadores e geógrafos. A atual Presidenta da República, Dilma Rousseff, é servidora do quadro da FEE e, inclusive, presidiu o órgão de 1991 a 1993, durante o governo de Alceu Collares (PDT).
Texto: Tiago Machado – Fotos: Gabriela Freitas