O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), que preside a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, realizou uma série de atividades em Rosário do Sul e São Gabriel, na sexta (3) e no sábado (4). Acompanhado do coordenador regional do seu mandato, Fernando Pigatto, o deputado se reuniu com a prefeita de Rosário, Zilase Rossignollo (PTB), para tratar da situação do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, que enfrenta problemas sérios de repasses de recursos estaduais. Participaram da audiência o vice-prefeito, Rafael Pinto (PPS), a secretária de Saúde, Karla Fontoura, o administrador do hospital, Jorge Valdemar de Souza, o presidente da Câmara de Vereadores, Gilson Alves (PDT) e mais 10 vereadores de todos os partidos do Legislativo Municipal. Ficou acertado no encontro que a administração do hospital enviará cópias dos documentos e protocolos referentes aos contratos estabelecidos entre o hospital e a Secretaria da Saúde, assim como a solicitação de ampliação de serviços no complexo. Com isso em mãos, Valdeci irá cobrar providências do Executivo via Comissão de Saúde da Assembleia. “Vou também ampliar a cobrança sobre a criação de um cronograma de repasses para os hospitais. Não há como gerir uma instituição de saúde diante de um mínimo de previsibilidade e organização sobre as transferências feitas pelo Estado. O atual governo já está há dois anos no comando do Rio Grande. Isso já deveria ter sido feito. Os hospitais gaúchos estão agonizando, ainda mais com o fim do Incentivo Hospitalar (IHOSP), que garantia recursos importantes para os atendimentos pelo SUS. Sem o IHOSP, que foi extinto pelo governador Sartori, o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora deixou de receber R$ 1,5 milhão por ano”, afirmou o deputado.
Na reunião, os vereadores locais solicitaram a Valdeci que a Comissão de Saúde do Parlamento realize no município uma audiência pública acerca do financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Valdeci, que é membro da Comissão Especial que trata do tema na Assembleia Legislativa, vai encaminhar esse pedido na primeira reunião do órgão, a qual ocorrerá em março.
Também em Rosário do Sul, Valdeci fez reuniões com o Grupo da Terceira Idade Fonte de Vida e com o vereador Elisandro Paz, com quem discutiu projetos e ações para o município. “O nosso mandato está sempre aberto às demandas e aos temas de Rosário do Sul e região. Sempre que pudermos, vamos voltar aqui para conversar diretamente com as autoridades e a comunidade”, assegurou ele, que também concedeu entrevistas as rádios da cidade.
SÃO GABRIEL – No sábado (4), Valdeci foi até São Gabriel, onde participou de uma reunião com o diretório municipal do PT. A atividade contou com a presença do ex-prefeito Roque Montagner e de vários militantes e dirigentes partidários. “Muito importante dialogar com a militância de todas as regiões sobre o momento político que vive o Rio Grande do Sul e o Brasil. Será um ano de muito enfrentamento para evitar que uma série de retrocessos, como a Reforma da Previdência planejada por Temer, virem realidade no país”, afirmou. (texto: Tiago Machado – fotos: Alex Lopes)