No simbólico 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) convocou as mulheres a lutarem contra a aprovação da Reforma da Previdência proposta pelo governo Temer ao Congresso Nacional. O apelo foi feito durante a reunião ordinária da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. Aos deputados que integram o órgão legislativo, Valdeci afirmou que a PEC 287, que prevê a Reforma, é “criminosa” contra os trabalhadores. Ele assinalou que a iniciativa é ainda mais nociva às mulheres. “Uma agricultora, por exemplo, vai ter de trabalhar 10 anos a mais na lavoura, se a reforma passar. Em vez de parar aos 55 anos, ela terá de trabalhar até os 65. E quem conhece a atividade rural sabe os sacrifícios que são exigidos de uma pessoa”, explicou.
O deputado também criticou a idade mínima e o tempo de contribuição previstos na PEC. “A proposta de Temer prevê que só se aposentará com o valor integral quem tiver o mínimo de 65 anos de idade e 49 anos de contribuição. Ora, quem for para a faculdade e depois for fazer pós-graduação não conseguirá se aposentar antes dos 80 anos. Isso é um absurdo”, complementou.
Para ampliar a mobilização contra a aprovação da PEC, o deputado está engajado em diversas ações na Região Central. Entre o final de fevereiro e hoje, ele já realizou um debate com os sindicatos e movimentos sociais de Santa Maria e participou de atividades na Quarta Colônia, Mata e São Pedro do Sul. “A hora de espernear é agora. Depois, será tarde”, afirmou. (texto e fotos: Tiago Machado)