O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) recebeu uma comitiva do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do RS (Sinpol-RS) nesta quarta-feira (11), em Porto Alegre. As principais reivindicações são o pedido de apoio contra o possível atraso ou parcelamento de salários pré-anunciado pelo governo Sartori, ameaça de corte de horas-extras e a chamada dos 650 aprovados em concurso público do Estado.
A presidente da entidade, Ilorita Cansan, relatou o ambiente de tensão entre os concursados. “Na atual condição de espera, eles têm dificuldades em arrumar emprego. São malvistos no mercado de trabalho à medida que, repentinamente, podem ser chamados pelo Estado”, explicou. A dirigente também relatou a preocupação quanto ao futuro imediato. “Ninguém pode trabalhar tranquilo ouvindo a todo momento que os seus próximos salários serão pagos com atraso ou de forma parcelada”, desabafou. Conforme ela, em torno de mil policiais estão prestes a se aposentar, o que aumentará ainda mais o déficit de efetivo no Estado.
Após a reunião com os membros do Sinpol-RS, Valdeci manifestou-se na tribuna do Parlamento. “O momento é de mobilização e de união contra o desmonte e a precarização do serviço público gaúcho. São 650 profissionais esperando a chamada, enquanto faltam policiais na rua”.
Os integrantes do Sinpol-RS já estão preparados para ingressar na Justiça contra o governador por crime de responsabilidade, no caso de ocorrer atraso ou parcelamento de salário.
Texto: Patrícia Lemos
Foto: Tiago Machado