O secretário Ciro Simoni confirmou o credenciamento das especialidades de neurocirurgia, traumato-ortopedia, UTI adulta e pediátrica, cirurgia bariátrica, popularmente conhecida como redução de estômago e urologia. Para Valdeci os encaminhamentos da reunião são um avanço para a saúde de Santa Maria. “O resultado é importante para a cidade e para a região. O município tem uma demanda grande na saúde. Quanto mais especialidades de baixa, média e alta complexidade forem oferecidas pelo SUS, menos pessoas precisarão se deslocar a outras cidades para atendimento médico, afirmou.
O diretor do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (DAHA) da Secretaria Estadual de Saúde, Marcos Antônio de Oliveira Lobato, afirmou que a preocupação da Secretaria é ampliar o atendimento não só em Santa Maria, mas em toda a região que ela agrega. “Temos que enxergar SM como centro de uma macrorregião do Estado. Começamos agora com o credenciamento desses serviços e, aos poucos, agregaremos outros. No entanto, com certeza, será necessária a ampliação de leitos para atender uma demanda maior”, ressalta Lobato.
O provedor do Hospital de Caridade, Dr. Walter Jobim Neto destacou que o hospital tem estrutura e por isso, com recursos de alta complexidade, pretende resolver os casos com um tempo menor nos atendimentos. “Vamos inaugurar os novos leitos em agosto e queremos estar prontos para receber os pacientes”, complementa Jobim.
As novas especialidades confirmadas pela Secretaria Estadual de Saúde serão anexadas ao processo de credenciamento, pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde. “Temos muitas demandas reprimidas na região e as novas especialidades ampliarão os atendimentos”, afirmou a coordenadora, Ilse Melo.
Também estiveram presentes o diretor técnico do HCAA, Flávio Brum e a diretora executiva do hospital, Ângela Maria Perin.
Texto e foto: Sarah Souza