Santa Maria terá na pauta dois debates importantes nas próximas semanas: a gestão e começo do funcionamento do Hospital Regional e a venda de produtos da agricultura familiar na região. Esses são os temas dos dois requerimentos apresentados pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) e que foram aprovados, por unanimidade, pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. A reunião ocorreu na manhã desta quarta-feira (4), em Porto Alegre.
O Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-RS) será debatido no dia 21 de março no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter. A intenção é que os produtores da Região Central se organizem para serem beneficiados pelo Sistema, que permite a venda de produtos com inspeção municipal, sem precisar de selos que encarecem e inviabilizam o processo. “Isso diminui uma tremenda burocracia que impede muitos agricultores de levarem seus alimentos para comercialização em lugares mais distantes. Será um avanço para o setor, qualificando ainda mais a questão das inspeções, mantendo a segurança alimentar”, salienta Valdeci.
A audiência sobre a gestão do Hospital Regional deve ter a data e local definidos nos próximos dias. A principal questão é a proposta do atual governo para mudar a forma de gestão, já definida. Em dezembro de 2014, o governador Tarso Genro assinou convênio que estabelece o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) como responsáveis pela gestão do Regional. Em fevereiro, o atual secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, foi a Santa Maria e confirmou a possibilidade de rever o convênio assinado. “Não podemos deixar que se entregue um hospital público para a iniciativa privada, sendo, inclusive, duvidoso do ponto de vista legal. Sem contar que poderá haver ainda mais atraso no início das atividades dessa importante estrutura de saúde”, concluiu o deputado.
A previsão é que a audiência pública do Regional ocorra até o final de abril.
Texto e foto: Patrícia Lemos