No segundo dia de agendas em Brasília, a comitiva de parlamentares santa-mariense integrada pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) e pelos vereadores João Kaus (PMDB), Marta Zanella (PMDB) e Luciano Guerra (PT) foi recebida no Ministério da Saúde para tratar do tema do certificado de filantropia do Hospital de Caridade. O grupo realizou audiência com o coordenador geral de Certificação do Ministério da Saúde, Adelson Jacinto dos Santos, e com técnicos do setor.
Inicialmente o deputado Valdeci Oliveira e os vereadores demonstraram preocupação com a possibilidade do Caridade perder o certificado de filantropia e com os reflexos da medida para o sistema de saúde de Santa Maria. Também se colocaram à disposição para colaborar no que for possível legalmente para evitar a medida. “Queremos ajudar na busca de alternativas possíveis e que evitem a precarização da saúde local”, afirmou o deputado.
O coordenador fez um relato sobre a situação da filantropia do Hospital e sobre a ocorrência de problemas na prestação de contas dos serviços prestados junto ao Sistema Único de Saúde. Mesmo assim, para o gestor, há possibilidade ainda de ser revertida a recomendação de cassação da filantropia do hospital mediante apresentação de recurso que atenda as exigências legais.
No retorno da capital federal, o deputado Valdeci irá se reunir com lideranças da cidade e com representantes do hospital para relatar com mais detalhes a reunião em Brasília e para que sejam viabilizadas com agilidade as demandas apresentadas pelo setor de Certificação federal. “É uma mobilização política e técnica”, resumiu.
Texto e foto: Tiago Machado