O coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral Gaúcho, deputado Valdeci Oliveira (PT), recebeu, na manhã desta quarta-feira (13), uma comitiva de vereadores e representantes de entidades ligadas à área da mineração para tratar da situação da Usina Termelétrica São Jerônimo, situada em São Jerônimo (RS). A notícia do possível fechamento da usina, que ainda está em operação, é vista com preocupação pelos representantes do município de Butiá e região. A comitiva, liderada pela Associação de Câmaras de Vereadores da Região Carbonífera (ACVERC), entregou documento solicitando a realização de uma audiência pública para tratar do tema.
O deputado Valdeci Oliveira deve fazer contato com a direção da Eletrobras para marcar uma reunião e tratar da situação diretamente na sede da estatal, no Rio de Janeiro. Valdeci sinaliza que as medidas para manutenção das garantias dos trabalhadores precisam ser adotadas. O fechamento da usina poderia acarretar, também, o fim das atividades na mina de extração do município de Minas do Leão, que abastece a usina de São Jerônimo. A Frente Parlamentar deve chamar a audiência pública, na cidade de Butiá, com data ainda a ser definida.
Outra solicitação feita pelos representantes, foi a de buscar a viabilidade de instalação de uma Usina Termoelétrica na Região Carbonífera para que empresas termelétricas dos municípios possam concorrer efetivamente no leilão de energia elétrica do governo federal, previsto ainda para o primeiro semestre deste ano. Na condição de coordenador da Frente Parlamentar, Valdeci colocou-se à disposição para atuar como mediador destas reivindicações. Fazem parte da ACVERC as cidades de Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Butiá, Charqueadas, Eldorado do Sul, General Câmara, Guaíba, Minas do Leão, São Jerônimo e Triunfo.
Texto e foto: Tiago Dias