Com o objetivo de avaliar a situação da segurança pública em Santa Maria e de discutir ações conjuntas para o setor, o deputado Valdeci Oliveira (PT) reuniu-se, na manhã desta segunda (31), com autoridades da Brigada Militar e da Polícia Civil que atuam na cidade. Conforme o delegado regional da Polícia Civil, Marcelo Arigony, 90% dos casos de homicídios registrados são elucidados. “Estamos conseguindo resultados eficientes nas resoluções dos casos de homicídios. A preocupação, no entanto, é que estes casos estão relacionados, de alguma forma, ao tráfico de drogas e ao sistema prisional”, comentou.
Para o titular do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO-Central) da Brigada Militar, coronel Jaime Machado, o que não faltam são prisões. “Em média, temos cerca de 400 prisões por mês em Santa Maria, o que não é pouco”, comentou.
Além das questões de segurança, foi levantada a necessidade de se reforçar as medidas sociais, entre elas as iniciativas nas áreas da cultura, esporte e lazer. “Não basta só combater a criminalidade sem levar em conta a questão social. Quando os jovens estão envolvidos com atividades como teatro, música, dança e skate, por exemplo, a vulnerabilidade deles ao crime e ao tráfico diminui muito”, salientou o deputado.
As autoridades definiram no encontro a realização de uma reunião ampliada sobre o tema com a participação também de representantes da Prefeitura, Polícia Federal, Câmara de Vereadores, Poder Judiciário, Susepe e IGP, além de lideranças comunitárias e dirigentes empresariais. A data da reunião será definida nos próximos dias.
Também participaram da reunião, o comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), coronel Sidenir Cardoso, e o subcomandante 2º Batalhão de Operações Especiais (BOE), Major Fockink.
Texto e foto: Tiago Dias