Ficou definida para 10 de abril, às 9h, na Câmara de Vereadores de Santa Maria, a audiência pública sobre o Hospital Regional, proposta pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT). A decisão ocorreu na tarde desta quinta-feira (5), em reunião do parlamentar com vereadores da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara.
O encontro também serviu para estreitar as relações entre a Comissão santa-mariense e a de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, da qual Valdeci é presidente. “Os vereadores serão parceiros fundamentais na articulação e divulgação desta audiência pública”, disse o deputado.
O debate foi motivado pela proposta do atual governo para mudar a forma de gestão do Regional, já definida em dezembro de 2014. Na época, um convênio foi assinado para que o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) sejam os gestores. Porém, o Executivo estadual anunciou que vai rever esta questão. Conforme Valdeci, a preocupação é um possível repasse da administração à iniciativa privada e que as mudanças possam atrasar ainda mais o começo das atividades do Regional.
Participaram da reunião com Valdeci os vereadores Manoel Badke (DEM), Luciano Guerra (PT), Jorge Trindade (PT), Marcelo Bisogno (PDT), Ovídio Mayer (PTB), Pastor Chaves (PSDB) e Tavores Fernandes (DEM).
Texto: Patrícia Lemos
Foto: Christiano Ercolani