Deputados, prefeitos e secretários municipais de diversas regiões do Estado debateram por quatro horas, nesta sexta (8), em Porto Alegre, o projeto da Ferrovia Norte-Sul, iniciativa do governo federal que visa diversificar o sistema de transporte de cargas do país. A audiência pública, promovida conjuntamente pelas comissões de Economia e de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, contou ainda com a presença de diretores e técnicos da Valec Ferrovias, a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e da STE, empresas responsáveis por coordenar e realizar o Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental (EVTEA) da nova ferrovia.
Representada pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) e pelo presidente da Câmara Municipal de Santa Maria, Marcelo Bisogno, a Região Centro do Estado foi bem avaliada na audiência. Os estudos preliminares apresentados pela Valec e STE indicam a rota Frederico Westphalen – Palmeira das Missões – Panambi – Cruz Alta – Santa Maria – Cachoeira do Sul como um dos corredores mais viáveis na interligação entre Chapecó (SC) e o Porto de Rio Grande. Os mesmos estudos indicam a importância do estabelecimento de uma ligação ferroviária com o Mercosul, através da criação de um ramal entre Santa Maria, Cacequi, Alegrete e Uruguaiana. “O Estudo de Viabilidade da Norte-Sul já identificou como positivo o aproveitamento das linhas férreas existentes entre Cruz Alta e Santa Maria e entre Santa Maria e Cachoeira no projeto da Ferrovia Norte-Sul”, afirmou Valdeci.
Conforme o diretor de operações da Valec, José Bento de Lima, os estudos preliminares serão consolidados nos próximos meses. A previsão é concluir o trabalho e apresentar o traçado da Norte-Sul em abril do ano que vem. “Estão sendo levados em conta variáveis ambientais, o relevo, a produção agrícola e industrial e os dados econômicos”, explicou.
No próximo dia 6 de dezembro, na Câmara de Vereadores de Santa Maria, será realizada nova audiência pública sobre o tema com a presença de prefeitos, vereadores e associações empresariais das regiões Centro, Noroeste, Fronteira Oeste e Missões. “Vamos continuar mobilizados. A ferrovia é uma nova alternativa de desenvolvimento para o Rio Grande e para a Metade Sul do Estado em especial”, assinalou Valdeci.
Texto: Tiago Machado – Foto: Gabriela Freitas