Os 30 anos do bairro Nova Santa Marta, de Santa Maria, um marco da luta pelo direito à moradia, serão lembrados durante audiência pública organizada pela Comissão de Assuntos Municipais (CAM) da Assembleia Legislativa. Proposto pelo deputado Valdeci Oliveira (PT), o encontro será realizado na próxima sexta-feira, 10/12, às 19h, na sede do Escola Marista (Rua Irmão Cláudio Rohr, 150) e contará com a participação de lideranças comunitárias, ativistas sociais, moradores do bairro e pessoas que participaram da ocupação no início da década de 1990.
“A constituição da Nova Santa Marta, uma luta iniciada em 7 de dezembro de 1991, é referência não apenas para o Rio Grande do Sul, mas para o Brasil. Foi a partir de Santa Maria que muitos viram que é possível mudar a realidade a partir da organização popular e ao mesmo tempo colocar no debate público a necessidade de alteração das estruturas sociais injustas”, avalia Valdeci.
O parlamentar, que no período foi vereador e depois prefeito de Santa Maria por duas legislaturas, participou ativamente das costuras políticas e negociações que viabilizaram a estruturação da antiga Fazenda Santa Marta em bairro com infraestrutura – saneamento básico, asfalto e energia elétrica – e unidades de saúde e educação. “Muito se conquistou desde então, mas muito ainda precisa ser feito”, afirma o parlamentar, lembrando que a Nova Santa Marta hoje é o lar de mais de 30 mil pessoas, população maior que a de 263 cidades gaúchas.
A audiência pública faz parte da série de atividades comemorativas que estão sendo organizadas pela própria comunidade, entre os dias 4 e 12 de dezembro, e incluem feiras, concerto natalino, lançamento de documentário, palestras, oficinas, apresentações culturais, entre outras.
Confira a programação completa das atividades dos 30 anos da Nova Santa Marta aqui.
(Foto: Arquivo Movimento Nacional de luta pela Moradia/MNLM)