Representantes da Associação dos Oficiais Estaduais do Estado do Rio Grande do Sul (AOFERGS), entidade classista que abrange atualmente, em sua maioria, tenentes da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros, foram recebidos nesta quarta-feira (30) em audiência pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira (PT). Na pauta do encontro, a solicitação de apoio político e institucional para o aperfeiçoamento do plano de carreira quando projeto neste sentido chegar à Casa Legislativa.
Entre os pontos levantados como relevantes para a Associação, está a inclusão de curso superior para soldado, hoje denominado como nível médio. Como justificativa para a solicitação, o grupo destacou que essa seria uma maneira de reconhecer e equiparar o segmento às outras forças de segurança do estado, além da qualificação na prestação do serviço, sem que isso resulte em mais custos ao erário. As lideranças destacaram, em documento entregue a Valdeci, que outra opção a ser levada em conta neste cenário seria que o curso superior fosse uma condicionante ao soldado para realizar curso e ser promovido ao posto de 1º tenente.
Questões relativas à crise do IPE, que corre o risco de vivenciar descredenciamento por parte dos hospitais devido às dívidas do Instituto junto a essas unidades de saúde, também foram levantadas, uma vez que a categoria depende do convênio caso sofram sinistros devido a sua atividade. Não redução da parcela de irredutibilidade de reajuste da inflação, possibilidade de alteração da lei do Programa Mais Efetivo (estendendo a possibilidade de retorno aos quadros da BM para 10 anos após ida para a reserva remunerada) e progressão na carreira também fizeram parte da pauta.
Participaram da reunião os tenentes Elton Fanfa, Roberto Larossa e Elias Daniel Poncio.