A Assembleia Legislativa deu início nesta quarta-feira (2), com a promoção do “Dia D” Contra a Fome e Contra o Frio, a uma campanha de arrecadação de cobertores, roupas quentes em bom estado de conservação, caixas de leite, alimentos não-perecíveis e fraldas geriátricas e infantis a serem destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os interessados em apoiar a ação solidária podem levar os donativos até às caixas de coleta instaladas no hall de entrada do Palácio Farroupilha (Praça Marechal Deodoro, 101 – Centro Histórico de Porto Alegre), das 8h30 às 18h30min. A coleta vai até a próxima sexta-feira (4).
A atividade conta com o apoio e participação do Movimento Rio Grande Contra a Fome, força-tarefa criada em 2022 pela gestão do Parlamento gaúcho e que reúne representantes de todos os poderes do estado, além de entidades e organismos da sociedade civil, com vistas a minimizar a insegurança alimentar no estado. O Instituto Ação pela Cidadania, outra entidade parceira, fará triagem e posterior encaminhamento às famílias e pessoas necessitadas do que for trazido pela população.
“Cada doação é importante, todo apoio que vir é fundamental para fortalecermos outras iniciativas no enfrentamento ao inverno rigoroso que temos pela frente. Muitas vezes, quem não precisa não têm a dimensão do que significa não ter um cobertor para se tapar, um blusão para usar, um prato de comida sobre a mesa. Esse é o centro, a solidariedade. E se for necessário, logo ali adiante, a gente faz uma nova ação nesse sentido, pois o povo gaúcho é participativo e solidário, assim como esta Casa”, avaliou o deputado estadual Valdeci Oliveira, coordenador do Movimento Rio Grande Contra a Fome, logo após participar da abertura da campanha. “Estamos conclamando a quem puder ajudar, fazer sua doação. Em geral, em praticamente todas as localidades, tem alguma campanha de doação nesta época do ano. Quem não é de Porto Alegre e não puder fazer sua doação aqui (na Assembleia), pode procurar se informar como a prefeitura ou a Defesa Civil do seu município está agindo, como está ocorrendo em sua cidade e também participar”, sugeriu o presidente do Legislativo estadual, deputado Pepe Vargas.
De acordo com os organizadores da iniciativa, apesar de toda contribuição ser importante, fraldas geriátricas e infantis, leite e cobertores são os itens preferenciais.
Também nesta quarta-feira, às 19h, na Casa de Cultura Mário Quintana, na capital, a Assembleia Legislativa ampliará a arrecadação de roupas e alimentos durante o show da Izmália Ibias, dentro da programação do Sarau do Solar 2025, projeto cultural do Parlamento gaúcho.