A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa realiza, nesta semana, em Santiago, no Vale do Jaguari, uma série de ações de prevenção às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. A servidora do órgão legislativo Sylvia Severo percorre, desde terça (19), escolas e instituições de ensino locais para orientar e conscientizar estudantes e professores sobre as medidas necessárias para conter o avanço da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. Presidida pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), a Comissão produziu folders e cartilhas informativas que estão sendo entregues na rede de ensino. Acompanhada da vereadora Iara Castiel (PT), que também desenvolve ações na área da prevenção a essas doenças, Sylvia já visitou as escolas Servando Gomes, Thomas Fortes, Candido Genro, Apolinário Porto Alegre e Escola Boa Vista e também debateu o assunto com alunos dos Cursos de Enfermagem do Sistema Educacional Galileu. “As crianças são excelentes multiplicadores das informações repassadas. Os professores desenvolvem atividades relacionadas à dengue em sala de aula e os alunos demonstram já possuírem um conhecimento muito grande sobre o assunto”, salientou Sylvia.
Denúncia – Na agenda em Santiago, a representante da Comissão de Saúde da Assembleia também recebeu denúncias de locais no município que podem servir de focos para a proliferação do Aedes. Um desses pontos está situado atrás da residência de duas gestantes, que, preocupadas, procuraram a Prefeitura, mas não tiveram seu pleito atendido. “Os moradores já informaram essa situação ao Executivo Municipal, mas ainda não houve providências. Por isso, decidi encaminhar a questão também para a Comissão de Saúde e para o Ministério Público”, explicou a vereadora Iara.
Região – Além de Santiago, o mesmo trabalho será realizado em São Vicente do Sul, na tarde desta quarta. (Texto: Tiago Machado – Foto: Rômulo Vargas)