A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa realizou uma audiência pública em Alegrete, na quinta (2), para fortalecer a mobilização pela construção do Hospital Regional da Fronteira Oeste. Além de profissionais da saúde e membros da comunidade, a atividade contou com a presença de lideranças locais estaduais, entre elas o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), o prefeito Erasmo Silva, a vice-prefeita Preta Mulazzani, e vereadores da região. A necessidade de ampliar os leitos ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi defendida pelos presentes. “Os municípios da Fronteira Oeste ficam distantes geograficamente das demais regiões e precisam ter uma oferta de leitos muito superior à atual para dar conta das demandas da população”, afirmou Valdeci, que preside a Comissão de Saúde da Assembleia.
Entre os encaminhamentos da audiência, está o pedido de audiência com o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, para tratar da elaboração do estudo de viabilidade técnica e financeira do hospital. “Queremos o sinal verde do estado para depois também tratarmos o tema com o governo federal. Realizar o estudo técnico é um passo importante para avançarmos”, acrescentou Valdeci.
A audiência também definiu a inclusão da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa no Comitê Pró-Hospital Regional, o qual é integrado por autoridades e lideranças da Fronteira Oeste. (texto: Tiago Machado – foto: Alex Lopes)