Na véspera de completar 20 anos de realização em Santa Maria, a Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop) passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Rio Grande do Sul. Por unanimidade entre as bancadas, a Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça (2), o projeto de lei do deputado Valdeci Oliveira (PT) que garante ainda mais destaque à Feira, que é considerada um dos maiores eventos da Economia Solidária na América Latina,. “A Feicoop ganha uma simbologia importante que vai favorecer a busca por apoiadores e uma expansão ainda maior. Mas isto também é uma demonstração que o nosso Estado valoriza e estimula o associativismo, a agricultura familiar, a produção colonial e as políticas que colaboram para um mundo mais justo e solidário”, ressaltou.
Antes de chegar ao plenário, o projeto da Feicoop passou pelas Comissões de Educação, Constituição e Justiça e de Economia. Em todas, recebeu aprovação unânime. “A Economia Solidária é uma causa de Estado e não deste ou aquele partido”, enfatizou Valdeci.
Conforme Valdeci, a sanção do projeto de lei poderá ocorrer durante a programação do 2ª Fórum Social da Economia Solidária e da 20ª Feicoop, que acontecerão de 11 a 14 de julho em Santa Maria, sob a coordenação da irmã Lourdes Dill.
Texto: Tiago Machado – Foto: Karine Viana