Por Valdeci Oliveira –
Não tenho como começar este artigo se não agradecendo os 70.580 votos de reconhecimento e confiança dados a nós, no último dia 2 de outubro, por gaúchos e gaúchas de diversas regiões do Rio Grande do Sul. Esses apoios, materializados na segura e confiável urna eletrônica me permitirão estar, a partir de 2023, como deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores pela quarta vez, o que não é pouco.
Esse reconhecimento enche meu peito de orgulho e meu coração de esperança. Ser reconduzido a um quarto mandato de forma consecutiva aumenta ainda mais a responsabilidade de quem o recebe. Em 2023 darei continuidade, no Parlamento gaúcho, a uma caminhada da qual tenho muito orgulho, que começou lá atrás, na pequena lavoura dos meus pais em São José da Porteirinha, hoje território de Dilermando de Aguiar.
Mesmo tendo concluído o então segundo grau somente aos 35 anos, aprendi com a vida que uma caminhada não se faz sozinho, não se faz desejando apenas para si próprio ou aos seus. A estrada que a vida nos oferece é larga o bastante para que muitos e muitas andem lado a lado, ombro a ombro, sonhando e realizando juntos, lutando e desejando coletivamente, defendendo e conquistando seus direitos, construindo diariamente a tão almejada e necessária justiça social.
A cada homem e mulher que depositaram em mim seu voto (e uma grande quantidade dos nossos votos vieram de Santa Maria e região) – e mesmo aqueles e aquelas que não escolheram a mim para representá-los -, posso dizer que terão na Assembleia, pelos próximos quatro anos, alguém que vai se empenhar ao máximo na luta por medidas que gerem não apenas trabalho e renda, mas empregos e salários dignos. Estarei empenhado para que, no nosso Rio Grande, tenhamos uma política estadual de Renda Básica e uma rede de assistência social digna desse nome.
Lutarei não apenas por recursos para a saúde, mas pela ampliação do seu orçamento, a garantia da sua universalização e pela qualidade merecida, tanto por direito da população quanto por obrigação do Estado. O meu compromisso continuará sendo com a defesa intransigente da Democracia, que não pode e não deve nunca ser colocada em dúvida e nem lasqueda, por pouco que seja. Estarei ao lado da economia solidária, da cultura, da ciência, do conhecimento e do fortalecimento da nossa UFSM, dos institutos federais e da rede de educação pública. Estarei, como sempre estive, ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras, sejam do setor público ou privado.
Vou continuar, podem ter certeza, sendo o “chato do (Hospital) Regional”, para que esta importante e fundamental estrutura de saúde, que foi resultado de uma longa e dura luta da população da região Central do nosso estado, esteja operando em sua plena capacidade, com todos os leitos e serviços previstos sendo ofertados pelo Sistema Único de Saúde. Vou continuar, não tenham dúvida, lutando pelo fortalecimento do SUS e contra os cortes em seu orçamento que ano a ano o enfraquecem. E junto às demais forças sociais da nossa região, vou atuar de forma firme pela duplicação da Faixa Nova de Camobi, fundamental para resolver o grande gargalo na mobilidade urbana local.
A partir de um mandato aberto e participativo, o meu compromisso continuará sendo pelo diálogo franco e transparente, pela busca da concertação política e pelo uso das ferramentas legislativas e institucionais em favor do povo gaúcho, principalmente àquela parcela que para certos segmentos é invisível e ignorada
E assim como faço desde que Santa Maria me proporcionou uma primeira atuação como vereador no final da década de 1980 – e depois como deputado federal e duas vezes prefeito –não se tratam de palavras jogadas ao vento como forma de agradecimento por uma eleição vitoriosa, mas, sim, de compromissos concretos que ladeiam e entremeiam minha trajetória política. Trajetória esta, de mais de quatro décadas, formada e construída ao lado de muitas mulheres e homens que buscam uma sociedade mais justa e igualitária.
Tenho a consciência de que o próximo período vai exigir muito de todos nós, pois teremos de reconstruir muita coisa – principalmente no quesito políticas públicas – que foi dilapidada, desmontada, extinta. E entender e ter isso bem claro é fundamental. E para isso, nas próximas semanas, vou trabalhar muito para que tenhamos logo ali na frente uma conjuntura que nos permita isso. Estarei, como sempre estive, ao lado do presidente Lula para retomarmos um processo de desenvolvimento no país, que gere inclusão, combata a fome e a miséria e produza oportunidades para o nosso povo.
Continuarei ao lado da vida e defendendo sempre a cultura da paz e da solidariedade.
(Artigo originalmente publicado no site www.claudemirpereira.com.br)