Foi aprovado por unanimidade, nesta terça (8), no plenário da Assembleia Legislativa, o projeto de lei que autoriza a criação de comitês municipais, regionais e estadual de combate ao mosquito Aedes Aegypti. De autoria do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), a proposta prevê a formação de uma rede de mobilização social para prevenção da dengue, da febre chikungunya e da febre do zika vírus. A proposta também visa auxiliar os serviços de informação à população e reforçar a identificação de locais de proliferação do Aedes. “Os poucos municípios que já possuem comitês organizados e operativos estão muito mais preparados para conter o avanço dessas doenças. Queremos que todas as regiões do Estado venham a contar com estruturas que unifiquem e ampliem os esforços desempenhados pelas mais diversas instituições ligadas à saúde pública”, explicou Valdeci.
Ao defender a aprovação do projeto na tribuna, o parlamentar explicou que, a partir de agora, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia vai apresentar, nas próximas semanas, uma cartilha de orientação para criação dos comitês pelo Estado. “É dever do Parlamento prestar esse empurrão inicial na formação desses órgãos”, acrescentou.
A ideia de apresentar o projeto surgiu a partir da Caravana de Combate à Dengue, que foi realizada pela Comissão de Saúde da Assembleia no ano passado. No plenário, Valdeci fez questão de agradecer aos deputados Alexandre Postal (PMDB), Jorge Pozzobom (PSDB) e Luiz Fernando Mainardi (PT) pela agilidade na análise de mérito da matéria e pela antecipação da apreciação da proposta na Assembleia. (texto e foto: Tiago Machado)