As servidoras da segurança pública tiveram uma tarde de conquistas nesta terça (9), na Assembleia Legislativa. Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram os projetos do governo do Estado que preveem a aposentadoria especial para as mulheres que atuam no Instituto-Geral de Perícias (IGP) e na Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). Com o resultado das votações, a partir de agora, as servidoras das duas instituições poderão requerer aposentadoria ao completarem 25 anos de serviço. Anteriormente, eram necessários 30 anos de trabalho.
O líder do governo no Parlamento, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), articulou a aprovação das duas matérias e participou de diversas reuniões de negociação para viabilizar as propostas. “Mais uma vez, o diálogo, a seriedade dos servidores e dos sindicatos e a vontade política do governo em valorizar o servidor público gaúcho prevaleceram. Muito bom chegar perto do final do ano encaminhando um avanço bastante esperado e reivindicado por essas trabalhadoras”, enfatizou o deputado.
Além dos 25 anos de serviço, as servidoras do IGP e da Susepe têm de comprovar, no mínimo, 15 anos de exercício no cargo de agente penitenciário para ter direito à aposentadoria especial. (texto e fotos: Tiago Machado)