“É hora das concessionárias pensarem em lucrar menos e investirem mais”, afirma Valdeci

site
Deputado Valdeci assinou requerimento de abertura da CPI da Energia

O prefeito de Dilermando, Jaime Lima, acompanhado do vice-prefeito Claiton Ilha, e do presidente da Câmara, Elio Rocha Sarturi (PMDB), entregou um documento ao diretor geral da AES Sul, Antonio Carlos de Oliveira. No ofício, reforçou a necessidade de melhoria no atendimento ao público e cobrou projetos e ações para atender o aumento da demanda de energia previsto no município. “ Cerca de 95% da nossa economia depende da agricultura e da pecuária e temos um único alimentador de energia que vem da subestação de São Pedro Sul. Estamos preocupados porque temos um crescimento natural da demanda somado ao fato de estarmos recebendo um conjunto de pequenos e médios empreendimentos no município. Todos carecem de segurança energética para trabalhar”, afirmou.

O diretor da AES Sul, Antônio Carlos de Oliveira, comprometeu-se em responder os questionamentos e as críticas feitas. Segundo ele, as condições climáticas inviabilizaram um melhor atendimento no período. Oliveira afirmou que a empresa deverá investir R$ 1,2 bilhão nos próximos quatro anos.“ Sob um calor de 40º, enfrentamentos 11 temporais em 14 dias na nossa região de abrangência. Infelizmente, a rede é aérea e ela está sujeita a todo tipo de agressões”, afirmou.

Para Valdeci, no entanto, o fator clima apenas agravou problemas já existentes e conhecidos da comunidade. “É hora das concessionárias pensarem em lucrar menos e investir mais. ”, afirmou.

CPI

Na tarde desta terça, o deputado Valdeci assinou o relatório da CPI da Energia, que será aberta no Parlamento Gaúcho como resposta aos diversos problemas de abastecimento. “Concordamos e apoiamos a CPI, pois acreditamos que este mecanismo é, ao mesmo tempo, um qualificado instrumento de averiguação dos problemas e de pressão pelas melhorias necessárias.Não queremos que essa CPI seja uma arena de disputas políticas e sim um espaço de promoção de avanços concretos na área energética”, explicou.

O proponente da CPI, deputado Lucas Redecker (PSDB), acompanhou a assinatura de Valdeci e dos demais membros da bancada do PT. O relatório que pede a abertura da comissão foi protocolado e entregue ao presidente da Assembleia, deputado Gilmar Sossella (PDT).