“O Brasil perdeu hoje um grande brasileiro. Não grande por ter sido um grande empresário e um grande vice-presidente do governo Lula. Grande por ser grandemente humilde sem precisar ser humilde. De tão humilde não gostava de ser chamado de José Alencar. Gostava e era chamado por todos apenas por Zé. E hoje certamente até as pessoas que nunca trocaram uma palavra com o Zé estão tristes. É que os meios de comunicação se encarregaram de espalhar para o mundo a história de luta e superação do Zé contra um terrível câncer, muito provavelmente seu único inimigo.
Eu, que além de conhecer esta batalha do Zé pelos meios de comunicação, pude trocar palavras e fazer conversas pessoais algumas vezes com este Zé, revelo que estou muito triste mesmo hoje. Conversei com esta querida pessoa seja como prefeito de Santa Maria e ele ministro da Defesa de Lula, seja como coordenador de campanha e ele candidato a vice-presidente. Simples, amável, sorridente e humano em qualquer circunstância. Jamais transperecia que carregava dentro do organismo doença tão destrutível. Nesta hora faltam as melhores palavras, mas não falta o carinho e a saudade. Portanto, parta Zé com a certeza que deixas hoje um país muito triste, mas que daqui alguns dias estará alegre por saber que, ao longo da sua história, teve a capacidade de produzir um Zé tão bom e tão exemplar como você. “
Valdeci Oliveira – deputado estadual (a imagem acima foi feita em Brasília em junho de 2008 durante seminário do PAC do qual Valdeci participou como prefeito de Santa Maria)