O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) participou, nesta terça (7), da sua primeira sessão plenária como líder de governo. Além de se dedicar a aprovação dos três projetos de lei colocados na ordem do dia, Valdeci fez um pronunciamento para destacar sua missão no Parlamento este ano. Conforme o deputado a liderança será trabalhada de maneira compartilhada, participativa e com radicalidade de diálogo dentro da Assembleia, tanto com a base quanto com a oposição.
“A política só produz resultados efetivos e avanços quando é executada coletivamente. Me orgulho de representar aqui no Parlamento o governo Tarso Genro e toda a base de coalizão. Além disso, me comprometo com o respeito com a oposição, que aqui na Assembleia é firme e fiscalizadora como tem que ser, mas já demonstrou em 2011 que não falta ao Rio Grande”, afirmou.
Valdeci também enalteceu o trabalho da deputada Miriam Marroni, que hoje assumiu como Secretária Geral de Governo. Para ele, a deputada deixou a liderança em um patamar qualificado. Também valorizou o apoio que receberá na Assembleia do deputado Ronaldo Santini, que será vice-líder de governo.
Dos três projetos aprovados um deles era do Executivo, com a finalidade de promover alteração na Lei nº 11.991, de 27 de outubro de 2003, que diz respeito à guarda em estabelecimentos escolares, que deverá ser realizada unicamente por militares de carreira e não mais por temporários. O líder do governo defendeu a redação. “O projeto encaminhado reafirma a importância dos temporários, mas no caso das escolas deve seguir rigorosamente a lei. Esses profissionais podem desempenhar serviços de agrupamento”, concluiu.
Magistério
No mesmo dia da estreia como líder, Valdeci acompanhou a entrega dos projetos de lei que beneficiam o magistério gaúcho e os servidores de escola com reajuste de 23,5%. A chefe da Casa Civil em exercício, Mari Perusso, o secretário do Planejamento João Motta e a secretária-adjunta da Educação, Maria Eulália Nascimento entregaram os documentos ao presidente do legislativo, Alexandre Postal. “Essa é uma demonstração do governo de compromisso com a categoria. É um passo concreto para o pagamento do piso do magistério ainda nessa gestão”, ressaltou Valdeci.
Foto: Vinicius Reis | Ag. AL