Cerca de 100 pessoas participaram da audiência pública promovida, nesta sexta (13), pela comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa em Passo do Sobrado, no Vale do Rio Pardo, e que debateu a infraestrutura regional.Pauta principal da audiência, a mobilização pela construção de uma nova estrada interligando Passo do Sobrado ao Distrito Industrial de Santa Cruz do Sul, via RS 405, ganhou força. O proponente da audiência, deputado Valdeci Oliveira (PT), líder do governo na Assembleia, disse que a demanda é regional. ” É um projeto que beneficia todo o Vale do Rio Pardo e que desafoga a RST 287″, disse. Os deputados Heitor Schuch (PSB) e Marcelo Moraes (PTB), que presidiu a audiência, também reforçaram o apoio à obra. A presidente do Corede do Vale do Rio Pardo, Mariza Christoff, pediu união de todos deputados em nome da viabilização do projeto.
Após a manifestação do público presente, o deputado Valdeci e o prefeito Caio Baierle fecharam a audiência anunciando os encaminhamentos. Valdeci disse que o próximo passo será formar uma comissão regional do Vale do Rio Pardo, integrada por prefeitos, vereadores e lideranças locais, e agendar uma reunião do grupo, em Porto Alegre, com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, e a direção geral do DAER. “O fundamental agora é abrir o processo de estudos e levantamentos técnicos para definir o traçado e o projeto da obra. Depois vamos juntos em busca dos recursos necessários”, disse Valdeci. O deputado esclareceu à comunidade que os avanços têm de ocorrer de forma gradual e sem ilusões. “Ninguém veio aqui dizer que a obra começará semana que vem. Sabemos que a prioridade no Estado é a pavimentação dos acessos municipais. Mas a obra aqui tem impacto regional e apoio de todas lideranças e da comunidade. Por isso temos que buscar viabilizá-la”, concluiu.
O prefeito Baierle disse que a audiência pública encerrou um processo de discussão local e regional que acontece desde 2010. “O consenso da importância da estrada está estabelecido. Agora vamos articular a efetiva realização do projeto de forma coletiva e com auxílio de todas as forças políticas”, afirmou.