Primeiro reunidos na Câmara de Vereadores e depois em caminhada pelas ruas centrais de Santa Maria, cerca de 200 profissionais de enfermagem de diferentes cidades do Estado reivindicaram, na manhã desta sexta (17), em Santa Maria, a aprovação da jornada de 30 horas da categoria no Congresso Nacional. O projeto 2295, que prevê a regulamentação da carga horária, tramita no Congresso Nacional há 12 anos e agora só depende do aval da Câmara dos Deputados para se transformar em lei.
Na reunião pública realizada na Câmara de Vereadores, os representantes das entidades e sindicatos que representam os profissionais de enfermagem gaúchos combateram com vigor o argumento de que a aprovação das 30 horas inviabilizaria as finanças dos hospitais. “O que quebra hospital é falta de gestão, não as 30 horas”, disse a vice-presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul, Nelci Dias.
Pelos cálculos dos sindicatos, 1,5 milhão de profissionais seriam beneficiados com a aprovação da jornada. “É pela força que vamos conseguir. A sobrecarga de trabalho não prejudica apenas os profissionais. Ela desqualifica o atendimento de saúde oferecido à população”, enfatizou a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) – Seção RS, Terezinha Valduga.
O deputado Valdeci Oliveira, que coordena a Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa das 30Horas, disse após os seis atos regionais de mobilização que acontecerão no interior – além de Santa Maria, serão feitas reuniões em Passo Fundo, Santa Rosa, Canoas, Caxias do Sul e Pelotas – a meta é realizar uma audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Brasília. Valdeci solicitou a colaboração do represente da Câmara dos Deputados, Aramis Teixeira, que representava o presidente Marco Maia na atividade, para o agendamento da audiência. “O presidente Marco Maia apoia o projeto das 30 Horas e fará o intermédio desse nosso pleito junto ao ministro”, ressaltou.
Após a reunião da Câmara, os profissionais de enfermagem e as autoridades presentes, com faixas e cartazes nas mãos, caminharam até a Praça Saldanha Marinho, acompanhados de um carro de som. No próximo dia 31, a Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa da Enfermagem da Assembleia Legislativa, faz mobilização regional em Passo Fundo, às 10h, na Câmara de Vereadores.
Participaram também da mobilização regional em Santa Maria, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Ricardo Rivero, o presidente do Sindicato do Estabelecimentos e Serviços em Saúde, Milton Kempfer, o presidente do SindiSaúde – RS, Gilmar França, a enfermeira Adriana Krum, representando a Secretaria Municipal de Saúde, a enfermeira Soeli Guerra, representando os profissionais do Hospital Universitário de Santa Maria, profissionais, estudantes e professores de cursos de Enfermagem das universidades de Santa Maria e região.