Na tarde desta quarta (14), no Palácio Piratini, o governador Tarso Genro anunciou a proposta de reajuste para o Piso Mínimo Regional em 2013 no Rio Grande do Sul: 10%. Se o aumento for aprovado pelos deputados estaduais, o Piso passa a ser de R$ 770 na faixa inicial. O projeto de lei do reajuste já foi protocolado em regime de urgência pelo Chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, na Assembleia Legislativa. Em 30 dias, o Piso será apreciado em plenário.
Ao anunciar o índice, acompanhado de secretário e de deputados, o governador destacou que a data-base do reajuste passa de 1º de março para 1º de fevereiro. “O Estado está concedendo uma série de benefícios a empresas para estimular a competitividade e o desenvolvimento. Mas não são só as empresas que merecem políticas de incentivo. Os trabalhadores também carecem disso e o índice do Piso que propomos hoje tem esse sentido”, declarou o governador.
Tarso também anunciou que, a partir de aprovação do projeto do Piso na Assembleia, toda empresa que prestar serviços ao Estado terá que obrigatoriamente cumprir a lei do Piso Mínimo Regional para participar das licitações. “Ainda há empresas que têm contratos com o Estado e remuneram os trabalhadores com vencimentos inferiores ao Piso. Queremos evitar isso”, completou.
Para o líder do governo na Assembleia Legislativa, o governo foi sensível ao pedido das centrais sindicais e da classe trabalhadora gaúcha ao propor um reajuste bastante próximo do índice reivindicado, que era de 13%. “É mais uma demonstração do compromisso do governo em reparar gradualmente as perdas históricas que diminuíram o poder de compra e a valorização dos trabalhadores gaúchos”, assinalou Valdeci.
Texto e fotos: Tiago Machado