Reunidas em Santa Maria, na última sexta (14), a Frente Municipal em Defesa das 30 Horas da Enfermagem e a Frente Estadual acertaram novas ações de mobilização para 2013. Os grupos decidiram intensificar a cobrança pelo apoio ao projeto de lei 2295, que regulamenta a jornada de trabalho de 30 horas para a categoria e que tramita há 13 anos no Congresso Nacional. “Vamos procurar todos os deputados da bancada federal gaúcha para pedir o apoio ao PL 2295 e para reivindicar que eles manifestem publicamente a sua opinião a respeito. Isto é importante para mostrar de fato quem apoia e trabalha por esta causa que visa qualificar a saúde ao melhorar as condições de trabalho desses profissionais”, afirmou o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), que coordena a Frente Parlamentar Estadual em Defesa da Enfermagem. Outra definição da audiência pública proposta pelo vereador Luciano Guerra (PT), coordenador da Frente Municipal, foi a de realizar reuniões sobre o tema dentro dos principais hospitais gaúchos. “Isso facilitará muito a participação de mais profissionais nas discussões”, afirmou Valdeci.
Durante a audiência pública, a enfermeira Soeli Guerra, chefe do setor de Enfermagem do Hospital Universitário de Santa Maria, relatou que, nesta segunda-feira (17), na Universidade Federal (UFSM), deverá ser assinada uma portaria que regulamenta em 30 horas a jornada de trabalho dos servidores que atuam no HUSM. O anúncio da medida foi bastante comemorada pelos profissionais presentes no encontro, que consideraram a medida um avanço na mobilização nacional da categoria e um exemplo para outras instituições.
Representantes do Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (SERGS), da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), do Sindisaúde, do Conselho Regional de Enfermagem (COREN) e da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde participaram da audiência pública em Santa Maria.
Texto: Tiago Machado – Foto: Christiano Ercolani